sábado, 14 de junho de 2014

DO BRASIL

Apresento-vos o meu primeiro livro de cozinha! O Manual da Vovó Donalda :) Tenho-o desde os meus sete anos e foi-me oferecido pelos meus pais. Li-o da primeira à última página vezes sem conta (algumas dessas vezes já na idade adulta). Metade dos ingredientes das receitas do livro eram um verdadeiro mistério para mim. Farinha de rosca? (pão ralado!). Creme de leite? (natas!). Abacates? (não havia!). Vatapá e moqueca? (coisas muito gostosas!). 
É um dos meus livros favoritos de cozinha infantil. Tenho uma série de outros, comprados em anos recentes, mas este continua a ter uma magia muito especial. Inclui secções sobre história da alimentação, equipamentos de cozinha, passatempos e contextualiza cultural e historicamente cada receita. As imagens são uma delícia e, enquanto criança, imaginava-me uma personagem das muitas histórias que o livro conta.


O Manual não inclui nenhuma receita de sagu com vinho e creme inglês. Essa eu aprendi a semana passada nas aulas de cozinha brasileira :) Das muitas receitas que fizemos nessas aulas (Dadinho de Tapioca conquistou o meu coração!), esta sobremesa é qualquer coisa de épico. Ficámos todos rendidos à combinação de génio entre o creme inglês e o sagu. E, ontem, como tinha jantarada em casa da Guida, para além da canjica (próxima receita a sair) fiz também esta epifania dos deuses. Feita de ingredientes que uso pouco (açúcar, vinho, natas) mas que vale a pena experimentar em ocasiões especiais. Como foi o caso ;)
Aparentemente (corrijam-me os leitores brasileiros), o sagu é o termo usado para designar a fécula de mandioca em formato de pérola, isto é, aquilo que em Portugal chamamos de tapioca e que usamos habitualmente para fazer as papinhas para os miúdos. Não é ingrediente de uso generalizado. Ontem, ao jantar, quando coloquei a taça na mesa os palpites oscilaram entre "isto são framboesas e usaste licor de cereja?" e "são ovas???". 
Não vou mentir. A execução da receita teve alguns percalços e tive de improvisar. Não havia sumo de uva nas lojas ao pé de casa e tive de optar por um sumo de frutos vermelhos (nem havia uvas para fazer sumo caseiro). Mas resultou na perfeição. O pior foi mesmo o creme inglês! Os ingredientes que a receita indica resultam numa quantidade, a meu ver, muito reduzida em comparação com o sagu. E eu queria que houvesse um equilíbrio entre os dois componentes da receita. De modo que, reservei o creme inglês para as tacinhas individuais e fiz um leite creme na Bimby para encher a taça principal. Convém que o leite creme fique mais espesso do que é habitual, já que terá de suportar o peso do sagu avinhado. Se usarem o creme inglês, há que dobrar (diria mesmo que triplicar é o mais correcto) a receita (ou, em alternativa, fazer metade do sagu com vinho) para o resultado ficar equilibrado.


Vamos à receita!

Ingredientes
Para o sagu
250 grs de sagu (tapioca em pérola)
4 cravinhos
1 pau de canela
500 ml de vinho tinto
500 ml de sumo de uva (também se pode usar sumo de frutos vermelhos)
500 grs de açúcar branco

Para o creme inglês 
1/2 fava de baunilha
250 ml de leite gordo
250 ml de natas
8 gemas
120 grs de açúcar branco

Preparação
Lavar o sagu em água corrente. Colocar numa tigela com água suficiente para o cobrir. Deixar repousar durante 30 minutos. Colocar o sagu, com a água, e todos os outros ingredientes e levar ao lume até as pérolas começarem a ficar transparentes, mexendo de vez em quando.
Atenção que nem todas as pérolas ficam transparentes e nem todas ficam transparentes ao mesmo tempo. O que interessa é que as mesmas fiquem molinhas. Retirar do lume e deixar arrefecer. O sagu solidifica bastante depois de arrefecer e, nessa altura, torna-se mais difícil de usar. Por essa razão, convém deitar o sagu sobre o creme inglês antes que arrefeça por completo.
Para fazer o creme inglês, raspar as sementes da vagem de baunilha e adicionar ao leite. Num tacho deitar o leite, as gemas peneiradas e os restantes ingredientes. Cozinhar em lume baixo (idealmente deve cozer em banho maria) até o creme começar a solidificar. É necessário atenção redobrada porque é um creme que talha com facilidade. Mal se começam a formar pequenos grumos esbranquiçados é sinal que o creme está prestes a talhar. Retirar de imediato do lume. 
Colocar o creme numa taça de servir e deixar arrefecer completamente (pode ser colocado no frigorífico para acelerar o processo). Por cima, colocar o sagu. Servir bem frio.


É comer, é comer, que isto é uma delícia!

4 comentários:

  1. :)))))))))))) Que reliquia! (sorry, comentarios sem acento, ja que estou usando o computador de A., que nao tem o teclado formatado). No Brasil, tenho o Manual do Tio Patinhas, mas nao eh tao giro quanto esse deve ser, agora fiquei com vontade de tentar encontra-lo para comprar. Acho tao legal quando essas coisas cruzam o Atlantico! Esse sagu com o creminho ficou como eu imaginei que fosse ficar, que vontade! O sagu eh um doce da minha infancia, nao sabia que era tapioca, eh o tipo de coisa que faz parte da sua vida sem que voce questione muito, dai deixa de fazer e nao se pensa mais nisso. A vez mais recente que comi foi em 2010, a minha tia galega fez para mim quando fui ao Brasil :) Ficou lindo nessas tacas, eu adoro de paixao a combinacao sobremesas ah base de fruta+creme ingles. Que fotos bonitas, essa casa toda branquinha, tao linda...
    Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)))
      O livro é mesmo uma delícia. Mate viu o post e foi espreitar o livro que eu tinha deixado em cima da secretária depois de fotografar. Esteve uma boa parte da tarde a ler o Manual da Vovó Donalda :))))
      Depois de escrever o post fui pesquisar na net e vi que esta combinação de creme inglês e doce de sagu é muito comum no Brasil (é?). Já vi outras versões menos açucaradas que me interessa experimentar. Sagu com sumo de maçã ou de laranja é algo que deve funcionar muito bem. Mamães gostaram muito da sobremesa (a minha acha que sagu avinhado com iogurte natural é uma combinação dos deuses) e os amigos também apreciaram. Até comentámos que deveria ter sido essa a sobremesa principal do menu do nosso casamento :)))
      Casa branquinha, sem tralha :)) Mas, pronto, agora já estou em Lisboa :(
      Beijinhos!!!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Este doce é realmente uma perdição...o problema é mesmo parar de comer :)))

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores