sexta-feira, 4 de abril de 2014

MANTEIGA DE AMÊNDOAS E TÂMARAS


Quando ontem à noite deixei as amêndoas de molho em água morna, tinha o propósito de fazer o habitual leite de amêndoas hoje de manhã. Nada de especial. Tarefa rotineira. Pelar, triturar, juntar água, triturar mais um pouco, coar, guardar uma parte e beber a outra. Mas depois, com os pensamentos perdidos no impossível, deixei a Bimby bombar mais tempo que o habitual e a amêndoa transformou-se numa pasta de uma macieza doce. Provei e juntei-lhe algumas tâmaras medjool para a doçura ser ainda maior. Tinha um massapão inesperado na minha cozinha. 
Um massapão que agora uso para fazer leite de amêndoas. É muito mais prático. Basta misturar uma colher de sobremesa deste massapão/manteiga com um copo de água mineral e habemus almond milk. Também se pode comer à colherada :)

2 comentários:

  1. Olá :) Adoro massapão (não sabia que era chamado assim em Portugal, no Brasil chamamos mesmo de marzipan), é o tipo de erro que seria muito celebrado por mim! Eu aqui compro o leite de amêndoas no supermercado, e a manteiga também. Embora a manteiga não tenha nada a ver com massapão, é quase idêntica à de amendoins. Curioso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Bem, eu comprava, em tempos remotos, muito leitinho de amêndoa nas casas da especialidade. Caríssimo. Deve continuar caríssimo. E depois aquilo não era só amêndoa e água. Era outras coisas, também. E depois uma pessoa lê e chega à conclusão que anda a ser enganada pela indústria alimentar dita alternativa :) De modos que agora é tudo feito cá em casa. Tivesse eu amendoeiras e ainda era mais autónoma :)))
    Beijinhos
    PS - Também adoro manteiga de caju. Da que se compra e dá vontade de comer às colheres.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores