segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

VOLTAR À ALDEIA

No caminho de volta, uma passagem pelo Museu dos Lanifícios na Covilhã, e uma visita não programada à aldeia das Donas em busca da família da minha avó materna. Não levei comigo o rascunho da genealogia que, em tempos, a avó Susana me ajudou a fazer, e a prima da minha mãe, Ana Pereira, que há muitos anos eu tinha conhecido nas Donas, já morreu. Soube-o junto à Igreja, um dos poucos lugares que o betão não desfigurou naquela terra. Uma aldeia que é hoje uma espécie de subúrbio descaracterizado do Fundão. Disse que era descendente de uma filha da terra e, em menos de cinco minutos, estava num café a falar ao telefone com uma senhora que, embora não sendo da minha família, foi capaz de dizer os nomes que eu ouvi tantas vezes nomear pela avó Susana. Damasceno. Na fotografia, do casamento da minha mãe, aparece o tio Damasceno, tio avô da minha avó Susana. E também a tia Ana, irmã da minha avó e que foi perceptora em Espanha. Fiquei com um contacto precioso que passei à minha mãe e que lhe permitirá reencontrar a família da minha avó.



E, no meio da conversa com as pessoas da aldeia, perguntei pela D. Maria, a última padeira da aldeia que entrevistei há quase 20 anos e com quem me estreei a fazer recolhas etnográficas. Levaram-me até ao Centro de Dia da aldeia. Chamaram-na e eu não a reconheci num primeiro olhar. Nem ela a mim. Mas depois ouvi-lhe a voz e lembrei-me. Disse-lhe que era neta da Susana Pereira e, logo de seguida, vieram-lhe as memórias em catadupa. Lembrava-se de mais detalhes dessa minha estadia nas Donas para registar o saber dos bolos de azeite do que eu. Passaram tantos anos, mas ela continua a lembrar-se que eu me levantava com ela, ainda de madrugada escura, para bater os muitos ovos que levavam os 25 quilos de farinha de cada fornada de bolos. E ali ficámos, muito tempo, a olhar uma para a outra, a comprimir numa hora duas décadas de vida e a prometer uma nova visita na Páscoa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores