sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DO TERRENO



Ontem à tarde, ver a D. Benta fiar e falar sobre tingimento de lãs, e também sobre meias, caturnos e meiotes.  Socos abertos e fechados, socas de meia peça e peça inteira. E sobre o feno que se botava no calçado para quem não tinha lã suficiente para cobrir os pés. À noite, continuar a aprender a tricotar meias com a D. Rosinha. Hoje de manhã, voltar ao rebanho da D. Benta.


Depois, fomos as duas em busca dos musgos dos carvalhos e dos castanheiros. Ainda havia pedaços de neve escondidos nas sombras da vegetação. De caminho, vieram urzes para uma vassoura e para as agulhas.


Para terminar o dia, conversa com a D. Agostinha e a D. Conceição. Começámos a selecionar as peças para a exposição. Os próximos dias vão ser ainda mais preenchidos.


5 comentários:

  1. Que vontade de andar por aí contigo! Já experimentei tingir com os "musgos dos carvalhos", o resultado foi este. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Rosa :) Tens mesmo de vir conhecer a D.Benta!Ontem de manhã tive uma verdadeira lição enquanto percorríamos o monte à cata dos musgos. É mesmo um privilégio aprender com ela. Já fui espreitar a tua experiência e a cor da Beiroa ficou muito bonita! A D.Benta usava sempre sal como mordente. Quer para tingir com musgos, e outras matérias vegetais, quer com as tintas que eram compradas em Arco de Baúlhe. E sobre meias, que é matéria que te agrada :) é obrigatório que fales com a D.Benta ;)

    ResponderEliminar
  3. O seu Blogue é muito bonito e fora de serie,parabéns










    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores