sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ARTERESTAURO


Já aqui falei várias vezes da minha passagem pelo Museu de Arte Popular. Ou melhor, das minhas duas passagens. Na primeira, há quase 20 anos, pouco tempo depois de ter concluído a licenciatura, ofereci-me para estagiar num serviço educativo que não funcionava. Trabalhei sem remuneração durante 6 meses e foi nessa altura que percebi que não é preciso muito dinheiro para fazer as coisas funcionar. O que é preciso é ter vontade.
Na minha segunda passagem pelo MAP, que começou em agosto de 2010 e se prolongou até abril de 2011, fiz parte da equipa que reabriu o Museu. Acreditávamos no projeto, empenhámo-nos a fundo mas demorámos a perceber que não havia dinheiro para voltar a trazer as peças das reservas do MNE, nem para construir reservas no MAP, nem para manter a equipa. 
Uma das pessoas desta equipa, a Elis Marçal, ensinou-me mais sobre conservação e restauro do que todos os livros que eu tinha lido para dar as aulas de Museologia no ISCSP. Aliás, uma das melhores coisas desta equipa era precisamente a "mania" de partilhar os conhecimentos com todos os outros. Não havia segredos, não havia estratégias individuais, havia um projeto comum no qual se acreditava.


A Elis continua a ensinar-me. Desta vez foi no atelier da Arterestauro onde pude observar o trabalho do António, da Elis e da Teresa e perceber como se limpam as repinturas feitas pelas muitas Cecílias Gimenez que há no mundo. E voltámos a falar do MAP. Desta vez, já sem grandes esperanças.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores