quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SOU UMA PESSOA QUE GOSTA DE COUVES



E que era capaz de comer caldo verde, couves cozidas ou salteadas em toneladas de alho e de azeite todos os dias, ao almoço e ao jantar. Couves, couves, couves. De modo que, entre ontem ao final do dia e hoje de manhã, dediquei-me a plantá-las. Para além dos conselhos dados pelo Mário para impedir que os caracóis entrem no perímetro de segurança, pretendo, se as circunstâncias o justificarem, vestir o camuflado e munir-me do armamento necessário para combater outras bichezas. Estas couves hão-de vingar!

6 comentários:

  1. Bela plantação.

    Se,eventualmente,houver algum ataque mais destruidor tenho para aqui um canhenho com produtos bio.

    Lagartas de borboleta vão aparecer.Andando pela horta com mais atenção poderá ver os ovos,são pequeninos,amarelos e agrupados,pode cortar aquele pedaço de folha e deitar fora,estão quase sempre na face inferior das folhas tenras.Quando,mesmo assim,as lagartas nascem e começam a comer pela face inferior,nota-se onde estão porque a folha fica com aspecto transparente.

    Cordial abraço,

    mário

    ResponderEliminar
  2. Vou andar atenta. Aliás, foram essas lagartas que me deram cabo das outras couves. Não há forma, não venenosa, de as controlar? Apanhá-las uma a uma? :)

    ResponderEliminar
  3. Quando nascem,durante um dia ou dois, ficam todas concentradas na mesma folha.É a altura ideal para as apanhar.

    O sabão de potássio é uma alternativa,existe no mercado o BIO-SOAP da Koppert.

    A infusão de malaguetas também funciona,como replente,para insectos.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  4. Que couves lindas! Vou estar atenta às minhas porque também tenho folhas roídas...

    ResponderEliminar
  5. Mário: Até agora, o principal problema têm mesmo sido as pombas e os melros. A infusão de malaguetas prepara-se com malaguetas frescas ou podem ser secas? E usa-se água a ferver ou deixa-se de molho em água à temperatura ambiente?

    Rita: Num post anterior o Mário deu algumas sugestões para conter os ataques dos caracóis.

    ResponderEliminar
  6. Parece que o comentário não passou,a net,por aqui,de quando em vez asneia.

    As malaguetas podem ser secas,deve dar-se-lhes um golpe para melhor entrar a água que deve ser à temperatura ambiente.

    Cordial abraço,

    mário

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores