sexta-feira, 24 de agosto de 2012

MORRACEIRO?

Não sei. Faltando-me o Sr. Manuel Paurrinhas, faltam-me as certezas se aquela areia esfarelenta em forma de milhentos tubos e misturada com os limos é ou não o morraceiro.  Serão estas as colmeias de areia feitas pelas minhocas que os homens do penedo apanham para usar como isco e que o Sr. Manuel me referiu?

Isto aqui nos penedos cria-se uma lama nas rochas, aquelas mais lisas, cria um morraceiro. A gente esfarrapa o morraceiro e dá daquelas minhocas grandes (Manuel Paurrinhas, 26-7-2012).


Quando estive no Núcleo Museológico do Sal a aprender a fazer o cofinho das enguias falaram-me da Ilha da Morraceira e eu, que andava às voltas com o termo morraceiro, aproveitei para pedir mais informação a quem sabia. 
A Prof. Filomena Martins explicou-me que: "o conceito de morraça estará associado a áreas húmidas (alagadiças) tanto costeiras e estuarinas como pantanosas. Mesmo no caso da referência ao habitat da spartina marítima (morraça), como sendo de areias marítimas, pode estar associada aos espaços interdunares que, com alguma frequência, podem ser ocasionalmente alagados. A morraça está igualmente associada a algas (moliço – conjunto de diferentes tipos de algas de fundos siltosos e silto-arenosos) e a uma mistura de silt (material muito fino com componentes orgânica e minerais) com matéria vegetal (estrume vegetal)". 



5 comentários:

  1. As fotos estão lindíssimas! Parabéns Daniela.
    E andar descalço nestas colmeias do mar é mesmo bom...

    ResponderEliminar
  2. Es un privilegio poder ver estas fotos(aunque por Internet).La tuya tampoco está nada mal ,si me lo permite,me ha gustado;La Antropología es tu vocación o es solo tu profesión; Sí en alguna ocasión voy hasta Portugal, me gustaría visitarte y conocerte mejor...HASTA SIEMPRE. Vegetis ( Villaralbo, Zamora, España).

    ResponderEliminar
  3. Guida...eu não andei descalça...estava com as superbotas aquáticas anti-tombos...ou já não havia máquina fotográfica :)

    Hola! Antropologia é profissão vocação. Serás bem vindo na Figueira. Hasta siempre!

    ResponderEliminar
  4. O que aqui aprendo.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores