sábado, 26 de maio de 2012

BOLO DE AVELÃ

Hoje, estive à beira de provar o melhor bolo de chocolate do mundo. Desisti quando o vi. Há anos que ouço falar deste bolo e foi num dos muitos cursos que fiz com o chef Nelson Félix, na ESHTE, que me foi explicado como o mesmo era feito. Na época eu fazia muitos bolos de chocolate e costumava levá-los para o trabalho para distribuir por uns quantos sortudos. Mas nunca experimentei fazer o melhor bolo de chocolate do mundo (já vi que agora abundam na net as receitas do mesmo), apesar da receita me parecer bastante tentadora.
A versão que vi hoje aqui na Figueira era congelada (porque só assim é possível fazer com que o mesmo chegue a localidades mais ou menos distantes de Lisboa). E, francamente, o aspeto não me convenceu. Mesmo nada. Era uma mistura híbrida de produção em série com empenho doméstico. Até acredito que pudesse ser delicioso. Mas é mais fácil propor-me a fazê-lo do que a comprá-lo. Pelo menos esta versão congelada...Ainda que fosse pouco provável que o comesse, já que os únicos bolos que agora faço não levam nem açúcar, nem farinha, nem laticínios.

Este, feito à base de avelã, banana e cocô, ficou bastante apetitoso e foi mais uma daquelas invenções para aplacar a fome a meio da tarde aproveitando o que havia em casa.

Ingredientes
2 bananas
1 ovo
250 gramas de avelã
1 colher de sobremesa de canela em pó
3 colheres de sopa de mel de eucalipto
70 gramas de côco ralado
220 gramas de água

Preparação
Triturar as avelãs na Bimby (20 segundos, velocidade 8). Deitar numa tigela e juntar o ovo, a canela e o mel.
Na Bimby deitar o côco ralado e triturar (10 segundos, velocidade 8). Depois, juntar a água e programar 4 minutos, velocidade 4 e 100ºC.  No final, juntar as bananas e triturar uns segundos em velocidade 8 ou 9.
Deitar na tigela e envolver todos os ingredientes muito bem.
Bom, agora tenho de confessar que o meu objetivo inicial era fazer biscoitos, mas como a massa ficou com uma consistência mais líquida, untei uma forma (o ideal é usar papel vegetal também untado) e levei ao forno por 40 minutos a uma temperatura de 190ºC. 

Se se quiser manter o registo saudável, pode comer-se com pêras (ou qualquer outra fruta). 



3 comentários:

  1. Já provei o tal melhor do mundo,em versão congelada,para satisfazer a curiosidade,não me convenceu,embora agradável.
    Estou mais tentado a experimentar esse de avelã,vamos ver se as aveleiras dão algo.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Está com um excelente aspecto. Fiquei rendida ao "sem açúcar" e trocava uma fatia deste bolo por uma do melhor bolo de chocolate do mundo, apesar de adorar bolos de chocolate. O melhor do mundo é sempre aquele de que gostamos mais e tão só.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Carla: sim, totalmente de acordo - o melhor bolo é aquele de que mais gostamos! No tempo em que eu fazia bolos com ingredientes normais (açúcar, farinha, manteiga) havia um, receita da avó de uma amiga, que se destacava: um bolo de noz, sem farinha, recheado e coberto com ovos moles. Uma delícia sem igual. Este, de avelã, é de facto muito pouco doce. Podia ter aumentado a quantidade de mel, mas, nesse caso, sabotaria o objetivo inicial, ou seja, usar na menor quantidade possível o "adoçante" escolhido.

    Mário: penso que com nozes ou amêndoas também seja possível fazer este bolo.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores