sábado, 10 de dezembro de 2011

GRANOLA CASEIRA

Tenho a casa a cheirar a granola. E falta de frascos (estão quase todos emprestados com marmelada). Até começar a fazer granola não era grande fã. As variedades que se encontram à venda ou têm excesso de açúcar ou sultanas (que eu não aprecio) ou são insípidas.
Fiz algumas experiências e esta receita convenceu-me. É saborosa qb sem ser excessivamente doce e está repleta de frutos secos. Boa para polvilhar uma taça de iogurte ou de fruta.


Ingredientes
4 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de amêndoa cortada grosseiramente
1 1/2 chávenas de côco ralado (o ideal é usar côco em lascas e não ralado)
1 chávena de sementes de girassol
3/4 chávena de pinhões
1 colher de sobremesa de flor de sal
1 colher de sopa de canela moída
1 chávena de mel de eucalipto
4 colheres de sopa de óleo de linhaça

Preparação
Numa taça grande juntar todos os ingredientes secos. À parte, aquecer em banho maria o mel com o óleo de linhaça. Esta operação é fundamental para tornar o mel mais líquido de forma a incorporá-lo mais facilmente na mistura de ingredientes secos. Convém, no entanto, não aquecer em demasia para não afetar as características do mel.
Levar num tabuleiro largo ao forno a cerca de 180º. Ao fim de 10 minutos retirar e mexer bem. Depois, cozer mais 25 minutos e, de cinco em cinco minutos, ir mexendo para dourar a granola de forma uniforme. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores