terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DESMANCHA


Já sabia que me ia custar. A experiência estava nos antípodas das minhas incursões na cozinha do Templo dos Hare Krishna em Lisboa. D. Quitéria disse para eu aparecer quando quisesse que a desmancha ia começar de manhã. Quando cheguei já o Sr. Domingos, cunhado da D. Quitéria e matador de porcos, e o Sr. Américo, marido dela, desmanchavam o primeiro porco. Havia mais três para esquartejar.



Montei a câmara no tripé, fui evitando o olhar nos focinhos dos bichos e concentrando-me, primeiro, nas conversas com os quatro: a D. Ana, vizinha da D. Quitéria, veio ajudar a cortar as carnes. 



Presuntos, pás, barrigas, costelas, focinheira, lombos e lombelos. Ao longo do dia, os animais pendurados foram-se transformando em pedaços de carne. Cada pedaço tinha destino definido e tempero adequado. 



D. Quitéria já vendeu na Feira do Fumeiro de Montalegre onde ganhou prémios. Hoje, cria os porcos apenas para consumo da casa e para oferecer à família, vizinhos e amigos reatualizando relações familiares, de vizinhança e de amizade.


D. Quitéria preparou as sorças para os salpicões, as chouriças, as chouriças de abóbora e para adicionar às peças que são postas na salgadeira. O Sr. Domingos explicou-me que na salgadeira todas as peças devem estar completamente rodeadas de sal: em baixo, nos lados e em cima. No fundo da salgadeira colocam-se os presuntos porque são as peças maiores. A sorça que se adiciona ao sal é feita com alho, louro, vinho tinto, vinagre e sal.


Daqui a uns dias voltarei a casa da D. Quitéria para ver fazer as alheiras. Já me deu a receita que pertence a uma lavradeira de Bragança. O que só vem provar que as comidas sempre viajaram. E que a tradição é criativa. 

5 comentários:

  1. Lá fui a Fervidelas,domingo.
    Também vou fazer alguns pitéus.
    Chouriças de abóbora faço azedinhos e bucheiros.
    Explicarei a receita de minha avó,lá pelo culturasnocampo.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Os produtos acabados são deliciosos! O pior é matar os bichinhos...

    ResponderEliminar
  3. Mário
    Azedinhos? O que são?
    Agora fiquei curiosa.

    Maria
    Obrigada pela receita de marmelada :)
    Pois, eu se não fosse vegetariana, agora ficava...

    ResponderEliminar
  4. Minha cara amiga

    Estou a fazê-los.
    Sucintamente,calda das alheiras misturada,em partes iguais,com abóbora porqueira cozida e enfunilados em tripa larga.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  5. Olá Mário

    Obrigada pela informação. Depois fico à espera de ver mais detalhes no seu blog :)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores