quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A CROÇA III

As cordas da croça permitem manter a estabilidade da peça. Na primeira carreira (Imagem 1) as cordas são feitas de três em três pontos. 

Imagem 1

Em cada ponto onde se faz uma corda, esta é executada com os juncos que estão voltados para o interior da croça, ou seja, com aqueles que formam o forro da peça. Como já foi explicado anteriormente, em cada ponto, os juncos são dobrados ao meio: a base do junco fica para o exterior da croça; a parte superior do junco fica voltada para o interior da croça. Na Imagem 2 podem ver-se os juncos correspondentes ao ponto onde se fez a corda: os que estão entrançados (forro da peça) e os que não estão entrançados (exterior da peça). Isto significa que as cordas nunca são visíveis no exterior da croça.

Imagem 2

Na Imagem 3 podem ver-se as extremidades dos juncos no ponto onde se fez uma corda: do lado esquerdo da imagem as extremidades inferiores dos juncos (que foram delubadas e massadas); do lado direito, as extremidades superiores dos juncos (algumas ainda contendo flores).

Imagem 3

2 comentários:

  1. Uma explicação excelente.Vou imprimir e ficar com as instruções.

    Abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Mário. É importante para mim perceber se as explicações que dou são percetíveis para os outros :)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores