segunda-feira, 1 de agosto de 2011

UMA OVELHA NO MONTE

Ti Ana Rabuda, a mulher que o 27* mandou parar várias vezes para autuar, tinha-nos convidado há umas semanas para irmos com ela para o monte quando lhe calhasse o dia da vezeira. Foi hoje. Chegámos à aldeia de Gralhas pouco depois das 9.30h e, antes das 10h, já o rebanho estava reunido e pronto para sair. Ovelhas e cabras e as duas cadelas pastoras da Ti Ana: Luna e Lassie. 


Lá fomos percorrendo os diversos campos em redor da aldeia destinados a serem utilizados pelo rebanho. Ouvimos histórias de medo e frio, de lobos e de trabalho de adultos feito por crianças. A Ti Ana Rabuda arranjou-me um pau para eu a ajudar a pastorear o rebanho e eu aprendi muitas coisas novas. Por exemplo, que quando se manda o cão pastor desempenhar uma tarefa, não se vai atrás dele, porque ele entende que vamos nós fazê-la e desiste.



Foram 11 horas no terreno a fazer filmagens e a gravar entrevistas. Apanhámos  calor, chuva e frio. Quando voltámos à aldeia, ela deixou-me encarregue da traseira do rebanho. O mais difícil foi mesmo, à chegada, separar um carneiro e uma ovelha que estavam in love. Vieram num chamego todo o caminho de volta :)


*O 27 é um GNR que multou o próprio pai 27 vezes.

PS - O post de hoje é dedicado à Catarina, a minha afilhada do coração, que faz 3 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue