quarta-feira, 20 de julho de 2011

MEL, DOCE MEL - PARADELA

Uau :) Foi o dia mais radical desde que cheguei a Montalegre! De manhã, a viagem por Ferral, Cabril e S. Ene. Em S. Ene uma boa entrevista e a identificação de potenciais informantes em Pincães e Fafião que ficam para a semana porque já era hora de almoço e havia que ir em direção a Paradela. Pelo mel.


Quando o Sol está mais a pique, as abelhas estão a pastar. Ou seja, estão entretidas com as urzes, as silvas, os castanheiros, os carvalhos e também com o tomilho. Na prática, significa que há menos abelhas nas colmeias, logo, é a melhor hora para ir fazer uma visita às mesmas.


Antes de partirmos para o terreno, vestimos os fatos de proteção. Quando chegámos lá acima, e com apiário a poucos metros do caminho, colocámos a máscara e as luvas. Não é fácil acertar os parâmetros da máquina fotográfica com luvas tão grossas! E controlar a ansiedade. Bom, o medo :)


Há um certo romantismo na cadência suave dos gestos silenciosos do apicultor. Como se essa suavidade permitisse a convivência pacífica com a agressividade latente das abelhas naquele breve período de tempo. E com uma sabedoria contida em cada um desses gestos, o Amadeu tornou tudo tão simples de entender.
 

Já de volta ao café do Amadeu, gravámos uma longa entrevista. A primeira de várias, porque já temos agendada nova visita ao apiário na segunda semana de agosto para acompanhar a extração do mel.


Fiquei aguada depois da conversa com o Amadeu :) Passei no Ecomuseu e voltei para casa com esta gota. Mel de urze. Aprovadíssimo. Não admira que a empresa tenha ganho o primeiro prémio no Concurso Nacional de Mel Modo de Produção Biológico,  no âmbito da 48ª Edição da Feira Nacional de Agricultura e da 58ª Feira do Ribatejo que decorreu de 4 a 12 de Junho, no Centro Nacional de Exposições (CNEMA) em  Santarém .


Barros & Fortunas LDA
Rua da Estrada, nº17
253010484

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue