sábado, 7 de maio de 2011

SOPA BIOLÓGICA

Arrastada, por uma família apreciadora de junk food, para o drive-in do McDonald's de Oeiras, foi-me depositada no colo uma sopa desse grande gigante da comida rápida.
Pronto, come-se se uma pessoa tiver muita fome e não existirem outras alternativas a dois minutos de carro. É tipo sopa de cantina escolar. Sopa de restaurante rasquinho, vá. Não é, de todo, uma sopa em que se possa dizer Sabe-me pela vida!.
Uma sopa Sabe-me pela vida! é uma sopa que enche a boca, não uma aguadilha como esta que comi hoje, e conforta a alma. É uma sopa aromática, com texturas distintas mas complementares, encorpada, envolvente que pode constituir, por si só, uma refeição.
Fiz uma dessas sopas há uns dias. Uma sopa confecionada apenas com ingredientes biológicos e que, num desses dias frios que tem havido, me soube pela vida. Aqui fica a receita. Esclareço é que não ligo nenhuma a quantidades nem a tempos de preparação. As coisas ficam-me sempre bem porque nasci com esta inestimável intuição para a cozinha.

 


Ingredientes para uma sopa biológica Sabe-me pela vida!
Água mineral
Cenoura
Cebola
Lentilhas laranja (descascadas)
Couve
Tomate
Azeite
Óleo de linhaça
Cominhos
Açafrão
Sal

Preparação
Levar a água ao lume com os cominhos e o açafrão até ferver. Deitar as cenouras e as cebolas cortadas em pedaços e as lentilhas. Juntar sal.
Quando estes primeiros ingredientes estiverem quase prontos, juntar a couve (usei as folhas inteiras) e os tomates cortados em quatro e sem sementes e deixar ferver mais um pouco.
Já no prato juntar o azeite e um pouco de óleo de linhaça (é ótimo para a pele e cabelos e permite-me ter feito ontem 41 anos e ainda ser chamada de menina...ok, o sumo de cenoura todos os dias também ajuda...).
Servir com este pão épico de millet e sementes de papoila que compro na Biosábio em Oeiras.
É garantido que sabe pela vida....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores