sexta-feira, 29 de abril de 2011

TRANSIÇÃO


Uma das coleções mais fascinantes do MAP é a das fotografias que integravam a museografia original do Museu. Algumas dessas fotografias são fotogramas do filme A Aldeia mais portuguesa de Portugal, realizado por António de Menezes em 1938. É o caso da fotografia que aparece à direta da imagem e que mostra uma mulher a espadelar o linho numa das aldeias a concurso: Boassas, que faz parte da freguesia de Oliveira do Douro e pertence ao concelho de Cinfães. Segundo as palavras de Augusto Pinto, ditas por Estêvão Amarante no referido filme, esta aldeia "É um povoadinho de presépio colocado nos contrafortes da Serra de Montemuro".


Coincidência, ou não, um dos grupos que atuou por ocasião do Mercado da Primavera no MAP foi o Rancho Tradicional de Cinfães (cujos elementos residem em Lisboa).
A performance não incluia apenas dançar. Algumas das fases do ciclo do linho foram também representadas.


Se tudo se concretizar estarei em breve no terreno a recolher dados associados a este e a vários outros saberes. À semelhança do que tem acontecido com as minhas pesquisas em torno da comida, não pretendo apenas ficar-me pelo registo distanciado. Porque sempre considerei que a aprendizagem dos saberes passava pela real experiência dos mesmos.


Foi com esse espírito, aliás, que acumulei um capital culinário que mistura folares de Chaves, com bolos de azeite das Donas e burfis dos Hare Krishna.
Agora, o desafio é muito maior. Acredito que também mais fascinante.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores