segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

MUSEU DE ARTE POPULAR. MEMÓRIAS DO MERCADO DA PRIMAVERA

Partimos da coleção dos Bonecos do TOM e Dalila Braga para conceber esta nova edição do Mercado da Primavera. A ideia inicial era a de se fazer uma exposição que integrasse esta coleção, mas que contasse, também, com a participação daqueles que hoje situam as suas criações no universo dos bonecos.
Rapidamente, pensámos que era interessante resgatar esta memória do Mercado da Primavera e que um evento deste tipo poderia trazer enormes benefícios aos que criam bonecos.
Com Os Nossos Bonecos – Memórias do Mercado da Primavera, a realizar de 15 a 17 de Abril de 2011, pretende-se mostrar as diversas construções populares do universo dos bonecos que sejam sustentadas quer em versões mais essencialistas e tradicionais, quer em modelos inseridos no âmbito dos chamados arts and crafts contemporâneos.
Pensámos que a inclusão de uns e de outros pode ajudar a romper com as periferias culturais e simbólicas que alguns dos artesãos habitam em virtude da sua idade, localização geográfica ou dificuldades logísticas em se projectarem para além de uma escala que ultrapasse o local.
As respostas têm sido muito positivas acreditamos que este evento vai ser um sucesso. Para o Museu, mas sobretudo para aqueles que acreditaram neste projeto e querem ser nossos parceiros nesta primeira edição do Mercado da Primavera do século XXI :)
Vamos ter workshops e animação nestes três dias.
 

Fotografia do antigo Mercado da Primavera. Autor e data desconehcidos.

Fotografia de um dos bonecos da coleção do TOM e Dalila Braga. 

2 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores