domingo, 6 de junho de 2010

FOLAR DE TENTÚGAL



É um vício. Não me refiro ao da gula que se exercita sempre que contemplo a parte superior dos folares de Tentúgal. Aquela protuberância faz-me sempre lembrar a grande explosão lateral do Monte Santa Helena em 1980. Pois, é um bocado piroclástico...mas dá vontade de sacanear o folar e extrair-lhe o pedaço de massa amarela, fofa e ligeiramente húmida e devorá-lo sem etiqueta.
Sim, o vício. É o das perguntas. E este, como é que lhe chamam? Ainda bem que a dona do Afonso lá estava atrás do balcão a atender outras pessoas. Ouviu-me as perguntas e veio com as respostas que eu procurava. Filha do fundador da casa, o Afonso, despejou-me em cinco minutos um manancial de informação que eu degustei à exaustão.
Pertence à  Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal que tem desenvolvido um trabalho riquíssimo de preservação da memória local  e de rentabilização do património alimentar. Exemplo a seguir.

NOTA - A Confraria promove visitas guiadas pelo património cultural, gastronómico e arquitectónico de Tentúgal. Contactos: 963609742/ descobrirtentugal@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores